Stacks Image 7

Alfredo Gregório de Melo


Um dos filhos do Padrinho Sebastião Mota, indicado por ele ainda em vida para ser seu sucessor espiritual e principal responsável pela continuação da sua obra.

Ainda na década de 70, assumiu a administração da Comunidade Cinco Mil, então um grupo de famílias de colonos que se agrupara em torno da figura carismática do seu pai. Sob a direção de Alfredo, a Colônia Cinco Mil se tornou uma comunidade muito bem organizada, contando com aproximadamente umas trezentas pessoas.

A partir do começo da década de 80,o Padrinho Alfredo esteve à testa da implantação da comunidade no Rio do Ouro, onde a comunidade permaneceu durante dois anos. Foi a partir da sua gestão que se consolidou o crescimento do movimento daimista por muitas cidades brasileiras e também para o exterior. O Padrinho Alfredo tem como suas principais atribuições institucionais as de presidente do Conselho Superior Doutrinário e superintendente-geral do Instituto Social e Ambiental Raimundo Irineu Serra.

Pad. Alfredo tem se dedicado ao desenvolvimento dos projetos da Vila Céu do Mapiá, viagens pelo Brasil e ao exterior e ao projeto de construção de um novo Templo.
In 1990, Alfredo Gregório de Melo, one of the sons of Padrinho Sebastião and Madrinha Rita, was given the spiritual leadership of the Santo Daime, which had become a fast growing spiritual movement. Under his command, churches opened in Europe, the United States and Japan. While bringing the Daime to the world, Padrinho Alfredo also reassured the connection of the religion with nature by creating a new community in the virgin forest.

Céu do Juruá

Deep into the virgin Amazonian rainforest, in the region of the river of Juruá, where both Padrinho Alfredo as his father Padrinho Sebastião were born, the mission of creating ecological communities continues. In the past years, six communities were organized, of which 'Céu do Juruá' (Heaven of Juruá), located in a rubber tree plantation, is the most important. The mission of Juruá means to develop projects aimed to preserve the rainforest, and a better use of its botanical wealth. The experience of the 'caboclos' (halfblood farmers) is renewed with new techniques and possibilities. This way, the treasures of the forest will open perspectives for the realisation of times of prosperity for the whole world.

Cefluris

To lead the ongoing development of the doctrine in good ways, was created the institute 'Cefluris' (Eclectic Centre of the Fluent Universal Light Raimundo Irineu Serra), of filantropic, ambiental, assistential and cultural nature, with headquarters in the village Céu do Mapiá. Padrinho Alfredo's two most important institutional responsibilities are of superintendant-general of IDA-Cefluris (the Social and Ambiental Institute Raimundo Irineu Serra), and president of the Superior Doctrinarian Advice, a council of twelve members in which also his brother Padrinho Valdete is vice-president and commander, and Madrinha Rita is honorable member for life. With this organisation, the doctrine of Santo Daime is ready to enter in the new millennium and to guide the spiritual, communitarian and ambiental work in the next decades.

Worldwide expansion

With the organisatory visions of Padrinho Alfredo was created a strong growth and movement of Daimists to the Brazilian cities, other South-American (Argentina) and Central-American (Mexico) countries, and eventually worldwide. For the first time, churches were opened in several European countries (Spain, Belgium, the Netherlands, Germany, France, Italy, Portugal, England, Ireland, Switzerland), as well as in North-America (the United States, Canada) and Asia (Japan), taking this sacred beverage to new continents, new cultures and new challenges. Padrinho Alfredo is now in his fifties, and on invitation of the national churches, he travels around the world with his family and his musicians, to guide the churches in their spiritual evolution. With him, he brings from Brazil the message of the rainforest as it has been revealed by Master Irineu and brought into practice by Padrinho Sebastião: a 'Nova Era' (new time) of Harmony, Love, Truth and Justice.
Stacks Image 14
Mensagem do Padrinho Alfredo

A educação espiritual do CEFLURIS, que veio através do Mestre Irineu e do Padrinho Sebastião, engloba muitas tradições, valores e ensinamentos espirituais materializados neste século XXI, que estamos vivendo ainda hoje, graças a Deus! Foi na passagem da década de 20 para 30 que o Senhor Raimundo Irineu Serra teve a visão de uma Senhora que lhe apareceu numa grande luz, em forma de lua, dentro da floresta. Nesta visão Ela se declarou como sendo a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, Dona dos ensinos desta linha espiritual.

Ordenou que ele prestasse toda atenção ao trabalho que fazia e meditasse sobre os ensinamentos que viriam após ele praticar uma receita recebida na mesma visão. O Senhor Irineu deveria fazer, então, um jejum de oito dias comendo apenas macaxeira sem sal e chá sem açúcar enquanto bebesse o Daime para receber mais instruções. Nessa época, ele trabalhava com os caboclos peruanos que se achavam na luta do cotidiano sem conhecer a si mesmos e a natureza divina da criação. Foi durante esse período de jejum que Raimundo Irineu Serra recebeu o grande ensinamento que está contido no seu próprio hinário que leva o nome de O Cruzeiro.

É por isso que o hinário do Cruzeiro deve ser ensaiado e estudado com toda a atenção pois essa é a mensagem da Rainha da Floresta. Foi ordenado também que a expansão dessa Doutrina, desses ensinamentos, fosse feita com todo o cuidado e respeito à Divindade Criadora do céu e da terra. Pois é ao adquirirmos o respeito ao humano e à natureza que tomamos possível o caminho de volta para o Pai. Este caminho leva à compreensão de que a vida precisa existir junto com a saúde, o bem-estar e a salvação do espírito. Essa é uma contribuição da cultura da região amazônica.

O CEFLURIS é uma universidade espiritual e eclética, universal e amazônica, que vem apoiando todos aqueles que amigavelmente lhe reconhecem como um Centro irmão e capacitado para ajudar no desenvolvimento espiritual de todos aqueles que assim o desejem.

A expansão dessa Doutrina está hoje sob minha responsabilidade como herdeiro que sou dessa Escola de Raimundo Irineu Serra e Sebastião Mota de Melo. Estou zelando pelo bom anda­mento da Doutrina, dos valores, dos milagres e das curas que vêm a partir do nosso Divino Sacramento, o Santo Daime.

Já ao nível material, estamos organizando legalmente todos os nossos filiados e registrando os nossos centros e comunidades do Brasil e do exterior. Tudo de pleno acordo com a lei de seus respectivos países e também de pleno acordo com as exigências burocráticas e de documentação.

Estamos facilitando essa organização aos irmãos que nos solicitem e àqueles que têm nos convidado a visitar os seus grupos ou comunidades, a fim de que eles possam melhor desenvolver a sua missão e se expandir da forma mais natural possível. Esta caridade divina se deve ao Padrinho Raimundo Irineu Serra, ao Padrinho Sebastião Mota de Melo, a Madrinha Rita Gregório de Melo e ao CEFLURIS, na direção do seu Presidente Alfredo Gregório de Melo.

Com harmonia, amor, verdade e justiça, união e paz.
Stacks Image 16
Hoje, 7 de janeiro, quinta-feira, completa 71 anos de vida *Alfredo Gregório de Melo, o “Padrinho Alfredo”*, comandante e líder espiritual da Doutrina do Santo-Daime, secundado pelo seu irmão mais velho, Valdete Mota de Melo (Padrinho Valdete). Ele nasceu no dia 7 de janeiro de 1950 no Seringal Adélia, Vale do Juruá, sendo o segundo filho de Sebastião Mota de Melo e Rita Gregório.

Ainda adolescente, acompanhava o pai, juntamente com seu irmão Valdete, nos trabalhos do Alto Santo com o Mestre Irineu (fundador da Doutrina do Santo-Daime).

Quando o saudoso Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) iniciou os trabalhos na Colônia Cinco Mil, com um grupo de famílias de colonos que se agrupara em torno de sua figura carismática, seu filho Alfredo foi um dos seus principais auxiliares, demonstrando desde muito cedo seus dons espirituais. Mostrou logo sua capacidade de liderança e dotes administrativos, motivo pelo qual, ainda em vida, Sebastião Mota o escolheu para ser o seu sucessor espiritual, secundado, sempre, pelo seu irmão Valdete (Padrinho Valdete). Teve, também, importante papel na construção da comunidade e, já na década de 1970, foi alçado ao cargo de administrador geral. Foi um dos grandes animadores do ideal comunitário e o braço direito de Sebastião Mota quando da transferência da comunidade daimista da Colônia Cinco Mil para o Rio do Ouro e dali para a Vila Céu do Mapiá (situada nas cabeceiras do Igarapé Mapiá, distando 30 Km do Rio Purus, numa das áreas mais preservadas da Amazônia Ocidental brasileira).

Carpinteiro de formação, Alfredo deixou sua contribuição em praticamente todas as obras de vulto realizadas na Vila. Em 1987, diante da constatação do crescimento da visitação da irmandade das igrejas do Sul, liderou os demais carpinteiros na construção da atual igreja, uma obra desafiadora diante das precárias condições técnicas do lugar. A igreja deveria abrigar 600 pessoas bailando e foi erguida em formato hexagonal, com 26 metros de diâmetro, tendo uma coluna central de sustentação de 17m de altura, constituída de uma imensa peça de castanheira. Atualmente, comanda a construção de um novo templo, ainda maior, para acomodar uma irmandade que tende a crescer cada vez mais.

Na década de 90, após a passagem do seu pai, patrono e fundador da Igreja, Alfredo Gregório assumiu de direito aquilo que já vinha exercendo de fato: a liderança espiritual da Doutrina do Santo-Daime, a vertente originária do tronco do Mestre Irineu Serra e que seguiu o desdobramento dado pela liderança do Padrinho Sebastião. Juntamente com a sua mãe, a Madrinha Rita, e Valdete Mota de Melo, seu irmão mais velho, compõe o trio que atualmente responde pelo comando doutrinário, assessorado pelo Conselho Superior Doutrinário, cujos integrantes são escolhidos entre os membros mais antigos e capazes da igreja.

Em meados dos anos 90, realizou-se a primeira comitiva que percorreu o Brasil e, logo em seguida, o exterior, levando grupos de músicos e cantores, realizando trabalhos que conquistaram o apreço de buscadores espirituais de todas as partes do mundo. Foi a partir dessa época que se formaram os núcleos daimistas na Holanda, Espanha, Itália, Bélgica, Estados Unidos, entre outros países.

O Padrinho Alfredo é um verdadeiro poeta da floresta! Seus três hinários, “O Cruzeirinho”, “Nova Era” e “Nova Dimensão”, se caracterizam por uma musicalidade moderna e uma inspiração extraída dos recônditos da natureza. Muitos de seus hinos cantam louvores à Mãe Terra numa linguagem essencialmente poética e de grande simplicidade.
Stacks Image 18
Today, January 7, Thursday, turns 71 years old * Alfredo Gregório de Melo, the "Padrinho Alfredo" *, commander and spiritual leader of the Santo-Daime Doctrine, supported by his older brother, Valdete Mota de Melo (Padrinho Valdete). He was born on January 7, 1950 at Seringal Adélia, Vale do Juruá, being the second son of Sebastião Mota de Melo and Rita Gregório.

As a teenager, he accompanied his father, together with his brother Valdete, in the Alto Santo works with Mestre Irineu (founder of the Santo-Daime Doctrine).

When the late Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) started work at Colônia Cinco Mil, with a group of settler families that had grouped around his charismatic figure, his son Alfredo was one of his main helpers, demonstrating from an early age your spiritual gifts. He soon showed his leadership skills and administrative skills, which is why, still in life, Sebastião Mota chose him to be his spiritual successor, always supported by his brother Valdete (Padrinho Valdete). He also had an important role in building the community and, in the 1970s, he was elevated to the position of general administrator. He was one of the great animators of the ideal community and the right hand of Sebastião Mota when the daimist community was transferred from Colônia Cinco Mil to Rio do Ouro and from there to Vila Céu do Mapiá (located at the headwaters of Igarapé Mapiá, 30 km from the Purus River, in one of the most preserved areas of the Brazilian Western Amazon).

A trained carpenter, Alfredo left his contribution in practically all major works carried out in the Vila. In 1987, in view of the growth in the visitation of the brotherhood of the churches of the South, he led the other carpenters in the construction of the current church, a challenging work due to the precarious technical conditions of the place. The church was supposed to house 600 dancing people and was erected in a hexagonal shape, 26 meters in diameter, with a central support column 17 meters high, made up of an immense piece of chestnut tree. Currently, he commands the construction of a new temple, even bigger, to accommodate a brotherhood that tends to grow more and more.

In the 90's, after the passage of his father, patron and founder of the Church, Alfredo Gregório took on right what he was already exercising: the spiritual leadership of the Santo-Daime Doctrine, the original aspect of Mestre Irineu Serra's trunk and that followed the development given by Padrinho Sebastião's leadership. Together with his mother, Madrinha Rita, and Valdete Mota de Melo, his older brother, composes the trio that currently responds for the doctrinal command, assisted by the Superior Doctrinal Council, whose members are chosen from among the oldest and most capable members of the church .

In the mid-90s, the first delegation that traveled through Brazil and, soon afterwards, took place, taking groups of musicians and singers, carrying out works that won the appreciation of spiritual seekers from all over the world. It was from that time that Daimist nuclei were formed in Holland, Spain, Italy, Belgium, United States, among other countries.

Padrinho Alfredo is a true forest poet! His three hymnals, “O Cruzeirinho”, “Nova Era” and “Nova Dimensão”, are characterized by a modern musicality and an inspiration extracted from the recesses of nature. Many of his hymns sing praises to Mother Earth in an essentially poetic and very simple language.
Stacks Image 20