Stacks Image 80

O que é Saravá?



Palavra que carrega um significado muito lindo e cheio de boas vibrações, diferente da conotação pejorativa que é dada a ela por quem desconhece.
Saravá

SA = Força, Senhor RA = Reinar, movimento VÀ = Natureza, energia

SARAVÁ é a força que reina na natureza ou que é o Senhor que movimenta todas as energias, é também um "salve" um "viva"

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé. A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve"ou "bem-vindo".
A palavra ‘saravá’ é usada como uma saudação entre os membros de religiões afrodescendentes, tais como: Umbanda e Candomblé.

Na verdade, a palavra é uma interjeição e possui o mesmo significa de ‘salve’, ‘viva’ ou ‘bem-vindo’. Sendo, portanto, sinônimo dessas.

Veja também – Significado de Amém

Saravá, dentro das religiões afrodescendentes, é muito utilizada para receber os participantes dos cultos religiosos, mas também pode ser utilizada como uma forma de despedida.

Por exemplo:
“Saravá, meu irmão!”
“Saravá, Ogum”.
Stacks Image 84
Os negros trazidos para serem escravos no Brasil eram oriundos da África, mais especificamente, eram povos que possuíam línguas bantus. Portanto, por conta de todas as dificuldades de fala dessas línguas e, também, do próprio português, quando os escravos tentavam falar a palavra ‘salvar’ ou ‘salvo’, eles acabavam pronunciando ‘salavá’ ou qualquer coisa semelhante.

Depois de algum tempo, a saudação entre os religiosos se tornou o famoso ‘saravá’.

Hoje, para algumas religiões afrodescendentes, o famoso saravá ainda possui o significado de ‘força que movimenta a natureza’, mas, de uma forma geral, é apenas uma saudação respeitosa e calorosa.

O fato de haver tanto preconceito social e tanta intolerância religiosa faz com que a maioria das expressões afro-brasileiras acabam adquirindo significados pejorativos, o que é uma tremenda ignorância.

A história por traz da palavra só prova o quanto a nossa sociedade está cada vez mais retrograda. Afinal, não buscar saber o real significado de uma palavra simplesmente por ela ser mais usada dentro de religiões afrodescendentes só mostra o quão ignorante nos tornamos.